Cardeal Pie: sobre a necessidade de cristianizar as instituições sociais

Cardeal Pie
Cardeal Louis-Édouard Pie (1815-1880)

Enquanto Cristo não reina sobre as nações, sua influência sobre os próprios indivíduos permanece superficial e precária. Se é verdade que a obra do apostolado consiste na conversão de indivíduos, e que não são as nações, mas as almas que vão para o céu, uma a uma, porém, não devemos nos esquecer que o indivíduo está profundamente ligado a uma organização social que a todo momento influi sobre ele. Se o ambiente é cristão, ele o faz cristão; se ele não é cristão, ele o impede de sê-lo ou, se ele já tem a fé, ele tende a arruinar a sua fé. Imagine que hajam instituições sociais mantidas cristãs em que Cristo já não vive no fundo dos corações: lá a religião não passa de um sinal deplorável, que em breve será removido. Mas, por outro lado, tente converter os indivíduos sem querer cristianizar as instituições sociais, então lá a vossa obra continua sendo frágil; porque aquilo que vós edificastes pela manhã, outros virão derrubar pela noite.

Essa tática dos inimigos de Deus não nos ensina uma lição? Eles sempre quiseram tirar a fé do coração dos indivíduos, e ainda assim eles dirigem seus maiores esforços na conquista das instituições sociais; pois eles sabem que, mesmo uma única derrota de Deus nesse domínio, provoca o enfraquecimento da fé, senão sua ruína, em um grande número de almas.

(PIE, Card. Louis-Édouard. Siècle de l’Eglise de France, p. 500. In: DE S. JUST O.M.C., P. Théotime. La Royauté Sociale de N.-S. Jésus-Christ: d’après le Cardinal Pie. 10 ed.  Paris: S. François d’Assise, 1925, p. 93s. Disponível em: <http://www.liberius.net/livres/La_Royaute_Sociale_de_N.-S._Jesus-Christ_d_apres_le_cardinal_Pie_000000698.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2017.)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s