Introdução ao Argumento do Herege Manifesto

ESQUEMA DA SEXTA AULA DO CURSO FUNDAMENTOS DO SEDEVACANTISMO

  • Revisão. Pela primeira via descobriu-se que a Igreja Conciliar não possui a nota de infalibilidade, o que a impede de ser reconhecida como Igreja Católica. Este é o argumento mais forte contra a Igreja Conciliar.
  • A necessidade da segunda via. Mas esse primeiro argumento não é o mais fácil, por três motivos:
    • Formal. Ele exige que se compreenda uma propriedade da Igreja, a qual não coincide com a definição de sua natureza, embora seja proveniente dela. Portanto, uma visão errônea da natureza da Igreja será um obstáculo certo na compreensão desta via, donde muitos não serem capazes de aceitá-la.
    • Material. A doutrina católica sobre o Magistério Ordinário Universal é menos conhecida, ela é explicada sobretudo em manuais de teologia que não são acessíveis ao católico comum.
    • Modal. Ele simplesmente revela que a Igreja Conciliar não é a Igreja Católica, mas não diz nada sobre o que a Igreja Conciliar realmente é. Numa palavra, somente aponta para o problema, sem elucidar a natureza do problema. Atualmente, existem três soluções para a o problema emanado do Vaticano II:
      • Conservador. As doutrinas e práticas da Igreja Conciliar são católicas, mas são mal-interpretadas por terceiros.
      • Tradicionalista. As doutrinas e práticas da Igreja Conciliar não são católicas, mas seus autores de algum modo fazem parte da Igreja Católica.
      • Sedevacantista. As doutrinas e práticas da Igreja Conciliar não são católicas e seus autores não fazem parte da Igreja Católica.
  • Conclusão. É vantajoso apresentar um argumento que explique a natureza do problema. Mas para compreender bem a natureza do problema, primeiro deve-se compreender a natureza da Igreja. A segunda via parte precisamente deste ponto, considera-se não a propriedade, mas a definição de Igreja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s